NOTÍCIAS

30-MAI-2023

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

30 DE MAIO DE 2023

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil - Atricon, os Tribunais de Contas brasileiros – TCs, o Instituto Rui Barbosa – IRB, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas – CNPTC, a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios – Abracom – aqui denominados Sistema Tribunais de Contas – e o Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci reuniram em uma única ferramenta as informações de todos os órgãos públicos brasileiros que responderam aos questionários aplicados e validados pelos Tribunais de Contas.

O levantamento realizado pelo Sistema Tribunais de Contas de maio a novembro de 2022 alcançou cerca de 8.000 portais públicos, englobando a União, 26 Estados, o Distrito Federal e 4.191 Municípios, classificados em diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente. Classificação cujo objetivo é estimular o aprimoramento da transparência.

O objeto da avaliação foi a transparência ativa – isto é, aquela por meio da qual se disponibilizam dados de forma espontânea, independentemente de solicitação – materializada nos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios do Brasil.

Através da ferramenta é possível ter acesso aos:

- Índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, apurados no levantamento realizado em 2022 pelos Tribunais de Contas com o apoio dos controladores internos;

- Os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal, tais como, a divulgação de dados de receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, etc;

- Serve de portal de entrada para todos os portais da transparência dos órgãos públicos que tenham participado do levantamento, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados pelos interessados diretamente na fonte.

A transparência na administração pública é fundamental para a participação cidadã. Ao disponibilizar informações sobre políticas públicas, projetos e decisões, os cidadãos têm a oportunidade de se envolverem nas discussões e contribuírem com suas opiniões e sugestões. Dessa forma, a transparência promove a democracia participativa e fortalece a relação entre governo e sociedade.

Além disso, incentiva a eficiência e a melhoria na gestão. Ao tornar as informações disponíveis, possibilita-se a análise crítica e o monitoramento das políticas públicas. A sociedade pode avaliar os resultados e cobrar medidas corretivas, promovendo uma administração mais eficaz e voltada para o interesse público.

A disponibilização de informações claras e acessíveis fortalece o controle social e o exercício da cidadania, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Clique no link abaixo e acesse o Radar da Transparência Pública:

https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/atricon2.html

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 113 dia(s)

Secretaria realiza feira de empreendedorismo

Nossos alunos puderam expor todo seu talento na II Feira JEPP das escolas municipais, onte [...]

#Saúde Há 118 dia(s)

Dezembro Vermelho: Secretaria de Saúde oferta testes para HIV/AIDS e outras infecções

A Secretaria de Saúde está ofertando, diariamente, nos postos de saúde testes rápidos para [...]

#Mulher Há 127 dia(s)

Thays Farias é eleita Miss Monsenhor Tabosa 2023

Uma noite de muita beleza, elegância e simpatia. Esse foi o Miss Monsenhor Tabosa 2023, qu [...]

#Transparência Há 133 dia(s)

Município consegue pela primeira vez a classificação prata de transparência nacional

Monsenhor Tabosa alcançou pela primeira vez o selo prata de transparência nacional, segund [...]

#vacina Há 139 dia(s)

Campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até 30/11

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começou no último dia 01 e segue até o [...]

#Educação Há 150 dia(s)

Secretaria realiza Conferência Municipal de Educação

Na última semana, a Secretaria de Educação realizou a Conferência Municipal de Educação, c [...]

#Cultura Há 155 dia(s)

Secretaria realiza 3• Conferência Municipal de Cultura

A Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto realizou nesta quarta-feira, dia 25, a terce [...]

#Cultura Há 161 dia(s)

Conferência Municipal de Cultura acontece no próximo dia 25

No próximo dia 25 acontece a terceira edição da Conferência Municipal de Cultura, com o [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito