NOTÍCIAS

11-FEV-2021

11 de Fevereiro: o Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência

Atualmente, as mulheres pesquisadoras e cientistas representam apenas 28% em comparação aos homens

#AssistênciaSocial POR JOÃO 11 DE FEVEREIRO DE 2021

Quando você pensa na palavra "cientista" a primeira coisa que vem a mente é a imagem de um homem em um laboratório? É comum que venham alguns nomes como Albert Einstein, Charles Darwin, Isaac Newton ou Stephen Hawking. Pode não ser óbvio para alguns, mas todas as imagens relacionados à ciência presentes no cotidiano são predominantemente masculinas. No entanto, a descoberta do DNA, dos cromossomos Y e X e do vírus HIV, por exemplo, foram conquistas femininas. Mesmo que muitos ainda desconheçam, a lista de mulheres que conseguiram driblar o machismo e gerar grandes contribuições para o desenvolvimento das ciências é grande.

De acordo com dados divulgados no último relatório da Unesco, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres representam apenas 28% dos pesquisadores no mundo e a diferença aumenta ainda mais em funções de gestão. Segundo a agência, essa porcentagem é justificada por diversos fatores, como o difícil acesso a investimentos e redes de estudo. Para as Nações Unidas, ciência e igualdade de gêneros são vitais para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Foi pensando nisso, que em 2016, a ONU criou o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Comemorado no dia 11 de Fevereiro, a data tem o objetivo de honrar nomes como Marie Curie, Rosalind Franklin e Nettie Stevens, e inspirar e engajar outras meninas a seguirem na área.

Representatividade importa

Foi pensando na falta de incentivo para as garotas entrarem no mundo da ciência que a historiadora e mestre em Educação, Gabriella da Silva Mendes, criou o projeto Meninas na Ciência, página de divulgação científica voltada para mulheres. A iniciativa surgiu em 2018, com o objetivo de incentivar a inserção de meninas na carreira acadêmica, principalmente nas áreas voltadas às ciências e engenharias, onde historicamente a presença masculina é predominante.

Para Gabriella, a falta de visibilidade e participação das mulheres na área se dá pelo apagamento delas ao longo da história. Para mudar esse cenário, é preciso haver incentivo desde a infância, na educação básica e, principalmente, na família. "Na maioria das vezes as meninas são estimuladas brincar de casinha, beleza ou cozinha, e os meninos, raciocínio lógico ou estratégia", explica.

Além de fazer a divulgação de informações sobre conquistas, descobertas e invenções de mulheres, a equipe da página Meninas na Ciência também promove ações em escolas públicas, como oficinas a respeito do papel da mulher ao longo da história científica e um jogo de memória sobre mulheres cientistas.

Para saber mais sobre o projeto, acompanhe a página do Facebook ou pelo @meninas_na_ciencia_ufrj no Instagram.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento Há 69 dia(s)

Prefeito Salomão assina ordem de serviço no Distrito de Nossa Senhora do Livramento

o investimento será de R$ 419.467,35 (quatrocentos e dezenove mil, quatrocentos e sessenta e sete reais e trinta e cinco centavos), fora a pavimentação em asfáltica.

#MeioAmbiente Há 71 dia(s)

Prefeitura Municipal e Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente realizam ações junto a "Semana do Meio Ambiente"

temática trabalhada foi a preservação das nascentes dos dois Rios que nasce em nosso município, Rio Acaraú, e Rio Quixeramobim

#Lazer Há 93 dia(s)

Monsenhor Tabosa recebe Ciclosesc

CICLOSESC, um evento realizado com pedaladas nas principais vias da cidade, com objetivo de despertar às pessoas para mais qualidade de vida e lazer.

#AssistênciaSocial Há 133 dia(s)

Ônibus Lilás estaciona em Monsenhor Tabosa

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social ao receberam o Ônibus Lilás em Monsenhor Tabosa

#AssistênciaSocial Há 133 dia(s)

Secretaria de Assistência Social através do programa Primeira Infância faz entregas de kit natalidade para gestantes

Secretaria de Assistência Social através do programa Primeira Infãncia faz entregas de kit natalidade para gestantes

#Desenvolvimento Há 160 dia(s)

Monsenhor Tabosa: Sinalize chega ao nosso município

Nesta fase cnteplamos mais 72% dos bairros do município assim chegamos a 30 mil mettros quadrados de ruas asfalatdas em nossa gestão.

#Agricultura Há 173 dia(s)

MONSENHOR TABOSA É DESTAQUE NO l PRÊMIO DO BANCO DO NORDESTE AGRONORDESTE.

https://www.facebook.com/PrefeituraMonsenhorTabosa/photos/pcb.5099186636768283/5099184843435129/

#Administração Há 182 dia(s)

Apoio a Cooperativa de Trabalho de Coletores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis - COOCICLAR

A Prefeitura Municipal de Monsenhor Tabosa/CE, através da Secretaria de Recursos Hídrico [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito